ONÇA-PINTADA  [/ˈõ.sɐ pĩ.ˈta.dɐ/]

O Onça-Pintada é um booster/drive/fuzz feito com um par de transistores de germânio (selecionados) MP26A da ex-URSS, fabricados entre 1979 e 1986, que compramos em caixas lacradas de fábrica; além deles, também leva diodos soviéticos NOS (D2G e D9D), resistores carbon comp fabricados atualmente no Japão, capacitores Mallory 150, conectores Switchcraft e footswitch G0rva Mechano (mais resistente e com clique mais suave).

Fizemos uma playlist no Youtube com vídeos nossos e de clientes, confira aqui.

Esse pedal é fruto de uma ideia que surgiu no auge da pandemia, quando não estávamos conseguindo montar nossa linha de pedais tradicional. Por isso, ele é soldado exclusivamente por mim, Du Menegozzo, do começo ao fim: eu faço todas as soldas das placas, monto toda a fiação com muito cuidado e planejamento, sem margem para erros. É uma espécie de custom shop da Deep Trip, que estamos inaugurando com este pedal e vai seguir em 2022, com lotes limitados de boosters, fuzzes e drives, sempre usando componentes New Old Stock, como transistores e diodos de germânio.

Trata-se de um circuito original com objetivo principal de recriar (num amp limpo e sem precisar estar muito alto) o timbre incrível de um treble booster clássico empurrando um amplificador valvulado! Mas ele também pode ser usado pra empurrar um amp ou pedal, ou até como um fuzz de baixo ganho. 

O primeiro transistor faz o papel do treble booster, com baixa impedância de entrada e amplificação assimétrica, rico em harmônicos pares como um Dallas Rangemaster vintage; e empurra o segundo transistor, com bias mais simétrico, rumo à saturação. O soft clipping do germânio combinado à resposta de frequências particular desse transistor que escolhemos fecham a receita e entregam uma gama enorme de timbres irresistíveis!

Até os fios deste pedal são importados (!), estamos usando fios pré-estanhados, mais rígidos, para uma montagem mais limpa. Tudo com muito capricho!

O controle "Foco" no máximo é o responsável por esse timbre típico de treble booster: foco nos médios, enxugando os graves da guitarra pra que seu timbre seja cortante, sem embolar.

Mas ao baixar o Foco você pode encorpar um pouco mais seu timbre, ou então trazer os graves mais "fuzzy" pra sujar de vez!

No controle de "Volume", você tem gás de sobra pra gerar uma verdadeira avalanche sobre qualquer amplificador ou pedal de distorção que ouse ficar de frente para o Onça-Pintada!

Esse pedal só funciona com bateria 9V, não tem entrada para fonte. Cada um vai sair daqui com uma bateria de carbono não-alcalina, a ideal para uso nesse tipo de pedal. Essa bateria custa bem barato (menos de R$5) e deve durar meses e meses a fio, pois o consumo do circuito é baixíssimo! Não se esqueça de remover o cabo do conector de "input" do pedal sempre que não for usá-lo, assim você preserva a carga da bateria.

Como todo pedal com transistores de germânio, o funcionamento e o timbre do Onça-Pintada são um pouco dependentes da temperatura ambiente. Então, o som do seu pedal pode variar de um dia para o outro, mas testamos e modificamos esse circuito para funcionamento em temperaturas bem extremas, então podemos garantir que ele vai funcionar bem em qualquer uma dessas situações reais (embora possa soar um pouco diferente).

Além disso, o circuito do Onça-Pintada possui baixa impedância de entrada, algo essencial para esse timbre mágico. Isso significa que ele funciona melhor quando conectado diretamente a um instrumento passivo, sem intermediários. Portanto, recomendamos que ele seja colocado em primeiro lugar na sua cadeia de pedais para ter o timbre pretendido. Entretanto, nada impede que você experimente e até prefira o timbre dele depois de outros pedais ou buffers, sinta-se livre para testar!

Para funcionamento mais consistente, mantenha seu pedal longe de fontes de calor, como válvulas acesas ou aquecedores, por exemplo. Também evite deixá-lo em ambientes muito úmidos, pois os resistores carbon comp são sensíveis a umidade e podem se alterar (embora usemos resistores de fabricação atual, que são mais resistentes a isso).

Em 2022 revelaremos outros pedais que faremos nesse estilo. Serão sempre lotes pequenos, alguns limitadíssimos a 1 ou 2 lotes, outros recorrentes, como o Onça-Pintada. Aguardem!