QUESTÕES PRÁTICAS

Se você costuma tocar sem nenhuma distorção na maior parte do tempo, você provavelmente enxerga o controle de volume da guitarra como o ajuste de volume final, ou seja, define com ele a intensidade de som que você quer ouvir. Mas a interação entre os elementos do seu set é bem mais complexa do que isso. O valor dos potenciômetros e capacitores definem muita coisa no seu som básico. Além disso, muita gente percebe que seus controles dão “saltos” ao ajustar, o que dificulta o uso profissional, quando você precisa de um ajuste preciso.

Você baixou o volume para a noiva entrar no salão, tá ali no canto todo chique fazendo pose de gravata borboleta. Aí alguém faz sinal dizendo que não tá ouvindo a guitarra. Você, nervoso, suando frio, leva a mão rapidamente ao controle de volume, entre um verso e outro, pra aumentar só um pouquinho… Mas, mesmo com um toque sutil, sua guitarra aumenta demais! A noiva se desconcentrou, o pai dela olhou pra banda irritado, seu chefe pôs as mãos na cabeça e você perdeu o lugar na banda! Mas não precisa ser assim

Para quem costuma tocar bastante com distorção, lembre-se de maneirar no ganho na hora que a noiva estiver entrando…. Brincadeira! Agora sim é sério: tocando com distorção, lembre-se que o sistema da guitarra ou baixo está localizada no começo da história; o que sai dele vai passar depois pelos pedais e pelo seu amplificador, simulador ou interface, na ordem que você ligar isso tudo. Ou seja, aquelas frequências afetadas pelos controles não estão indo pros seus ouvidos! Elas vão servir de matéria-prima para todos os periféricos e vão passar por uma série de processamentos e filtros antes de chegar ao seu ouvido. Então, mexer nas frequências que saem do instrumento não é a mesma coisa de mexer nelas no final da cadeia.

Olha a importância da matéria-prima: se você queimar a madeira antes, sua mesa não vai ficar tão bacana…

Isso significa que os controles do seu instrumento sempre estarão atuando ANTES da distorção, seja ela de pedal, amplificador, simulador ou até de software no computador. O efeito de se mexer no controle de volume ou tone é totalmente diferente quando ele está posicionado antes da distorção (escreveremos também sobre a ordem dos periféricos num artigo futuro)

Um bom exemplo disso é como muitos guitarristas acessam o volume da guitarra o tempo todo para ajustes sutis de ganho, saturação, compressão e sustain, interagindo com seus pedais ou amplificador. Jimmy Page, Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jeff Beck, Billy Gibbons… todos eles são mestres nisso! Alguns não chegam a mexer em pedais durante o show, usando apenas os controles da guitarra para ir de timbres limpos e delicados até distorções das mais agressivas! Muito disso depende do pedal ou amplificador utilizado, mas grande parte também está nos potenciômetros e capacitores do instrumento.

O tone, por estar junto com o volume no seu instrumento, funciona de maneira parecida. Ao fechar o seu controle de tone sem usar distorção, o resultado pode parecer meio “morto”, pouco interessante; mas ao ligar uma distorção nesse som, a multiplicação de harmônicos vai enriquecer esse timbre de uma maneira diferente, tendo como matéria-prima aquele som limpo com agudos atenuados, o que te dá um resultado completamente diferente! Grande exemplo disso é o trabalho do Clapton no Cream, ele usava muito os controles de tone da SG, somando com fuzz ou saturação do amplificador para extrair vozes muito ricas e cheias de médios que a mesma guitarra não era capaz de produzir com o tone no 10. Aprenda com os mestres!

Isso ocorre porque toda distorção gera harmônicos das frequências que ela recebe, isso é parte da definição básica de toda distorção. A vibração das cordas do instrumento já gera um sinal rico em harmônicos por sua natureza física (falaremos disso em detalhes quando o assunto for a física da vibração das cordas) e a distorção multiplica esses harmônicos ainda mais, o que pode ser bom ou ruim dependendo do que você procura. Lembra que ali em cima falamos que o que sai do instrumento é a matéria-prima? O que o Clapton fazia era usar o controle de tone para mudar a matéria-prima da distorção e definir quais frequências terão seus harmônicos multiplicados por ela. Ao fechar o tone, ele coloca o foco da distorção nos médios.

No caso do controle de tone tradicional dos instrumentos, o potenciômetro é associado a outro componente, que é o capacitor. Ele é a diferença primordial entre um controle de volume e um de tone, pois associado ao potenciômetro ele discrimina uma faixa de frequências na qual o tone vai trabalhar. Então, tanto trocas de potenciômetro quanto trocas de capacitores podem alterar o funcionamento desse controle, tornando-o mais útil às suas necessidades e te ajudando a chegar nos timbres dos seus sonhos. 

Se você não está satisfeito com os timbres que tira da sua guitarra ou baixo, parte disso pode estar nos controles, mesmo que você nem mexa neles. Da mesma forma, se mexer nos controles do seu instrumento não te dá um resultado tão empolgante, também é pra isso que estamos escrevendo isto. Vamos fazer uma ponte de informação para você entender tudo isso sem grandes esforços ou complicações desnecessárias. Vamos direto, ponto a ponto. Primeiro, aquilo que importa pra todo mundo porque interfere no timbre mesmo que você não use os controles: valores de potenciômetros..