RESISTÊNCIA DC

É simples assim: você conecta o cabo na sua guitarra ou baixo passivo, encosta os dois terminais do multímetro no cabo, sendo uma na ponta e a outra no corpo do plugue, e vê no visor a resistência DC do captador que a chave da guitarra está selecion…

É simples assim: você conecta o cabo na sua guitarra ou baixo passivo, encosta os dois terminais do multímetro no cabo, sendo uma na ponta e a outra no corpo do plugue, e vê no visor a resistência DC do captador que a chave da guitarra está selecionando! Vamos demonstrar com todos os detalhes no vídeo.

Para começar essa jornada, você precisa se atentar basicamente a um parâmetro: resistência DC da bobina. Sim, a construção do captador importa muito,  o tipo de ímã muda muita coisa, o tipo e a bitola do fio são importantíssimos… Mas começaremos pela a resistência DC por algumas razões práticas: ela é muito fácil de ser medida com qualquer multímetro de R$30, ela vai te ajudar a comparar captadores distintos imediatamente e pode te dizer um bocado sobre a utilidade de cada captador para o seu som e seu uso. Um excelente começo!

Vamos te ensinar a fazer essa medição sem sequer abrir a sua guitarra (vídeo em breve!), assim como você pode medir potenciômetros e até calcular suas curvas logarítmicas (mas esse vídeo estará incorporado ao nosso tema Controles). Para não perder nossos vídeos, não se esqueça de se inscrever no nosso canal do Youtube!

Tecnicamente, o termo em inglês “DC resistance” seria corretamente traduzido por “resistência CC”, pois se refere a “direct current”, que em português é “corrente contínua”. Porém, nosso objetivo aqui é facilitar a sua vida, então estamos utilizando um termo mais próximo do inglês para que você memorize melhor e se lembre quando for ler as especificações de um captador em inglês. Ao ler “DC resistance”, você vai se lembrar imediatamente que se refere ao que chamamos de “resistência DC”.

Básico, simples e direto: comparando captadores de construção semelhante, quanto maior a resistência DC do seu captador, maior a intensidade de sinal que ele gera, ou seja, maior a amplitude desse sinal. Num sistema 100% limpo isso vai resultar em mais volume audível; num drive ajustado com baixo ganho, vai gerar mais ganho/saturação/sustain; numa distorção de alto ganho, vai gerar ainda mais saturação; e assim por diante.

A intensidade do campo magnético gerado pelo ímã também vai alterar o nível de sinal que ele é capaz de gerar, porém de uma maneira mais sutil, ou seja, um captador com o dobro de resistência DC de outro com construção semelhante sempre vai gerar um sinal mais poderoso, pois a diferença entre ímãs não é dramática o suficiente para compensar toda essa diferença na resistência DC. Nosso próximo artigo é dedicado ao ímã!

Para o conteúdo de agudos, é o inverso: quanto maior a resistência DC do captador, menor será o brilho de agudos. Por isso, em geral, captadores de saída mais baixa tendem a ter mais brilho, enquanto os de saída mais alta tendem a ser mais velados nos agudos, caso eles tenham a mesma construção e mesmo tipo de ímã.

Essa resistência é sempre medida em kilo ohms, ou seja, milhares de ohms, e geralmente indicada apenas com a letra k. Apenas para você ter uma ideia dos valores, captadores tradicionais de strato medem em torno de 5,5k, já os mais modernos podem chegar a 10k ou até 15k (usando um fio mais fino, assunto para o nosso futuro artigo sobre Bobina). Entre os humbuckers (captadores duplos) do padrão Gibson, aqueles que seguem o estilo PAF (primeiro humbucker da história, introduzido pela marca no fim dos anos 50) medem cerca de 8k, enquanto humbuckers modernos como o Gibson 500T e o Duncan Distortion podem chegar a 17k, ou seja, mais do que o dobro de um captador semelhante no padrão vintage!

E se você já leu nosso artigo sobre Controles, deve se lembrar que os potenciômetros também tem sua resistência medida em kilo ohms. Sim, estamos falando da mesma grandeza nos dois casos; mas cada uma com funções e implicações totalmente diferentes. Então não use a interpretação dos valores daqui para tentar entender os valores de potenciômetros ou vice-versa.

Querem ver como usar essas informações para entender o que vemos ao nosso redor? Existem muitas guitarras por aí equipadas com captadores Gibson 498T, ele vinha de fábrica na posição da ponte de quase todas as Les Paul da marca entre o meio dos anos 90 e o começo dos 2000. Muita gente comprou modelos Studio, Standard, Custom ou Supreme, por exemplo, imaginando os timbres de Jimmy Page, Slash, Joe Perry, Gary Moore e tantos outros (inclusive eu fui um deles!). Só que o captador tem cerca de 14k de resistência DC, ou seja, muito longe da referência vintage das Les Paul, que é 8k.

Já o modelo JB, da Seymour Duncan, é indicado por muita gente como sendo um captador super versátil e por isso acaba sendo comprado por muitos guitarristas que não entendem de captadores. Só que a resistência DC dele mede 16k! Ou seja, é um captador de saída bem alta, apropriado sim para vários estilos, mas ainda mais distante das referências clássicas de Les Paul.

Tanto o 498T quanto o JB preservam o estilo de construção do captador que o sr. Seth Lover inventou para a Gibson em 1955, então podemos compará-los diretamente entre si. Analisando a resistência DC de um Gibson 498T (14k) e de um Seymour Duncan JB (16k) com a de um humbucker tipo PAF (8k), o que esperamos é que essas duas amostras modernas geram muito mais distorção e tenham menos brilho de agudos, com mais corpo e mais médios. Se o timbre que você busca está mais próximo da referência antiga de um humbucker tradicional, deve procurar por uma resistência DC mais próxima de 8k. É claro que ainda falaremos mais de ímãs, tipos de fios, tipos de construção e muitos outros assuntos a seguir, mas se você estiver comparando captadores semelhantes, a resistência DC é um excelente começo para você encontrar o ideal pra você.

Então, não se deixe levar apenas por visual, marca ou algo parecido. Há uma diversidade enorme entre captadores que podem parecer muito semelhantes e isso resulta em timbres e comportamentos radicalmente diferentes dentro de um set de guitarra ou baixo elétrico. Aprenda sobre o que você tem e comece a investigar sobre o que seus amigos ou guitarristas de referência usam, em pouco tempo você vai compreender muito mais dos timbres que você ouve e o quanto estão relacionados aos captadores.

Dois lindos humbuckers com visual clássico, certo? Mas o da esquerda mede 14k e favorece muito mais os timbres modernos do que os vintage, enquanto o da direita mede cerca de 8k e favorece muito mais timbres com referências antigas do que modernas. Entendendo a resistência DC você já consegue identificar o melhor pro seu som.